Home / Saúde

Exames A-Z

Exame Pélvico

A maioria das mulheres acha embaraçoso fazer esse importante exame. Entenda-o melhor.

O que é um exame pélvico?

Uma vez que as razões para a realização do exame foram explicados a paciente, o médico, enfermeiro ou parteira irá geralmente querer examinar o colo do útero em primeiro lugar.

Isto é realizado por meio de um espéculo na vagina. O espéculo parece um pouco com bico de pato e permite ver o colo do útero claramente.

Depois disso, o médico, enfermeiro ou parteira irá sentir o que há dentro da vagina. Um ou dois dedos são colocados dentro da vagina com a palma outra mão no abdômen inferior.

Desta maneira é possível sentir o útero, o seu tamanho e forma como ele está. Durante o exame, será perguntado a mulher se ela está sentindo alguma dor ou desconforto. A maioria das mulheres experimentam apenas um leve desconforto.

É normal ficar preocupado ou constrangido?

A maioria de nós acha embaraçoso fazer exames altamente pessoais. Isso é compreensível. No entanto, há situações em que procedimentos como um exame pélvico são necessários.

Quem precisa de um exame ginecológico?

As mulheres jovens talvez precisem fazer um exame pélvico quando começam a usar contracepção.

Um exame pélvico pode ser considerado uma investigação de rotina em mulheres com queixa de períodos menstruais irregulares ou períodos dolorosos com dor abdominal.

redes sociais